Não conheço ninguém que tenha construído uma carreira de sucesso chegando atrasado a compromissos. Ao atrasar passamos a imagem de desorganizados, indisciplinados, displicentes, incapazes de gerenciar o próprio tempo, reféns de pequenos imprevistos, desrespeitosos em relação aos outros e ao tempo deles.
Nosso atraso desorganiza o dia dos outros, transtorna, causa irritação, má vontade. Quando chegamos atrasados já entramos em campo perdendo, precisando nos justificar; atraindo a antipatia geral, além de ficar em desvantagem por ignorar quanto do assunto já foi tratado.

Mesmo os atrasados, eventualmente chegam no horário marcado, diante de compromissos importantes para eles, como entrevistas de emprego, reuniões para fechar um negócio lucrativo, receber alguém que desejam impressionar… e com isso só confirmam o seu desprezo pelos amigos habituais, fornecedores, pessoas pouco conhecidas ou desimportantes, que têm que suportar sua descortesia.

É claro que há variáveis que não controlamos, como as condições do tempo, a dinâmica do trânsito, o estado das rodovias. Mais um motivo para planejarmos, sair com antecedência, reservar um tempo para os imprevistos.

O que fazer?

● Planeje chegar sempre com antecedência;
● Antecipar os atrasos: (trânsito, acidentes de percurso…);
● Deixar tudo pronto para o dia seguinte: roupa, calçados, material de trabalho, documentos, dinheiro, chaves, café, suco, retocar a maquiagem… O que fazer quando acontecem imprevistos: queda de barreira, acidente na
pista, carro quebrou, voo cancelado… AVISAR IMEDIATAMENTE! Nesse caso no histórico de pontualidade falará por nós.

Se você é médico, dentista, ou outro profissional cujo trabalho pode ensejar atrasos, uma cirurgia que demanda mais tempo do que o previsto, uma emergência que requer sua presença.

Instrua seus auxiliares para que comuniquem para o cliente o adiamento com presteza clareza e simpatia; dê a opção pela espera ou pela marcação de um novo horário, disponibilize água, café ou chá, mantenha material de leitura atualizado, a revista Caras do ano passado não vale. E quando finalmente atendê-lo, desculpe-se pessoalmente.

A pontualidade é uma característica das pessoas bem sucedidas. Sendo pontuais construímos uma imagem de respeito, disciplina, confiabilidade, organização e aptidão para gerenciar equipes e projetos. E demonstramos respeito, consideração, ética.

Os americanos usam a expressão “deadline” para delimitar prazo de entrega. “dead” significa morto, acabado. Ainda não sei se a ênfase, lá é no “acabado”, de serviço acabado, ou no “morto”, de indivíduo morto por não concluir a tempo. Seja qual for parece que funciona.

Alvaro Loro – Psicólogo e Storyteller.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *